sábado, 19 de setembro de 2015

Europa


                                                           EUROPA
A Europa é o segundo menor continente do planeta , com uma área de  aproximadamente é de 10.498.000 km².A população da Europa é de 744,7 milhões de habitantes (estimativa 2006). A densidade demográfica da Europa é de 101 habitantes por quilômetro quadrado. Pelo ponto de vista geológico , a Europa é considerada um prolongamento da Ásia ,esses dois continentes formam um grande e único bloco de terras chamado Eurásia  .O continente europeu é formado por 49 países , e o fato das características naturais , históricas , econômicas e culturais desses países serem tão diversas , podemos encontrar neste continente uma grande diversidade de paisagens. A moeda mais importante da Europa é o Euro (moeda oficial da União Europeia), que circula em 16 países. O continente europeu se estende na direção leste ate o oeste desde o Oceano Atlântico até os Montes Urais e ao norte tem como limite o Oceano Glacial Ártico , ao sul , o Mar mediterrâneo.
                                                                                                          
 Relevo


No continente europeu podemos encontrar três principais formas de relevo :
- Planícies : São formas de relevo que mais se destacam no continente europeu , nas regiões central e leste do continente. Dessa forma , as planícies do continente apresentam grande importância para as atividades agrícolas , seus solos são muitos férteis. Principais planícies são Sarmática e Germânica .
- Planaltos : São terrenos antigos que são bastantes desgastados pela erosão , e apresentam altitudes baixas. As áreas de plantaltos se destacam o maciço Central Frances e os montes Peninos , na Grã-  Bretanha. Os planalto europeus se destacam  carvão e recursos naturais , como ferro e etc.
- Montanhas : São formas de relevo de origem recente que as demais formas de relevo europeu .Essas regiões são caracterizadas pelas elevadas altitudes e constantes movimentos tectônicos , como terremotos e erupções vulcânicas.
                           
                                                      Hidrografia 


                                                                                                       

 Os rios europeus, embora não sejam de grande extensão, são abundantes e bem distribuídos , a seguir os principais cursos :           
-Rio Danúbio (2.900 km), é considerado um rio de importância política da Europa, pois banha terra de nove países e três capitais internacionais como Viena, Budapeste e Belgrado. É o 2° maior rio da Europa, nasce na Floresta Negra na Alemanha e termina no Mar Negro.
-Rio Ródano nasce na Suíça atravessa a França e termina no mar Mediterrâneo em Marselha. Integra-se a intensa rede de canais europeus.
-Rio Pó, localizado ao norte da Itália, atravessa importante área industrial e agropecuária.
-Rio Reno (1.326 km), corta a Alemanha onde se localizam importantes centros industriais como o do Vale do Rio Ruhr (afluente) e atravessa a Holanda para desaguar em Roterdã, o maior porto do mundo, no Mar do Norte. Apesar de sua pequena extensão, o rio Reno possui grande importância política, estratégica e econômica, pois serve de via de escoamento integrada com outras hidrovias e outros meios de transportes da produção de cereais, carvão e produtos industrializados da Europa Ocidental.

Clima

                       
Predomina em grande parte do continente europeu, principalmente na região central, o clima temperado continental com temperaturas médias anuais na casa dos 15ºC. O clima temperado oceânico, marcado por grande umidade, está presente na região extremo oeste do continente.


O clima mediterrâneo aparece no sul da Europa, apresentando verão seco e quente. O inverno apresenta clima suave, porém chuvoso. A temperatura média anual fica na casa dos 20ºC.

O clima frio predomina nas regiões central e leste do continente (temperaturas médias anuais de 12ºC). Já o clima polar é típico do extremo norte da Europa.

Nas regiões ocupadas por cadeias montanhosas prevalece o clima frio de montanha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário